terça-feira, 20 de julho de 2010

Estudo sobre Ester no dia 19 de julho - Por Carla Baltar e Suhayla

Leia (Rm 8. 31-39) O Livro de ESTER 10 capítulos
Objetivos do Autor: Explicar a origem da celebração do Purim como uma festa a ser celebrada pelas novas gerações de judeus.
Objetivos do Estudo: O testemunho claro da mão invisível e da providência de Deus na história da SALVAÇÃO DO SEU POVO e a sua presença no meio Dele. (ONTEM, HOJE E SEMPRE) com a visão direcionada as descrições dos Banquetes:
*De Assuero para apresentar seu reino, glória e riqueza. *De Assuero para apresentar Ester como sua nova Rainha. *De Ester para Assuero e Hamã (dois banquetes)
1.BANQUETE DE ASSUERO
Mostrar sua gloria, riqueza e autoridade como rei a todos os que faziam parte desde a Índia até a Etiópia. Com duração de 180 dias (v.8 “E bebiam como estava prescrito, sem constrangimento; pois o rei tinha ordenado a todos os oficiais do palácio que fizessem conforme a vontade de cada um.”)
Obs.1 Paralelamente Vasti a rainha dava um banquete as mulheres na casa do Rei.
“10 Ao sétimo dia, o rei, estando já o seu coração alegre do vinho, mandou a Meumã, Buta, Harbona, Bigta, Abagta, Zetar e Carcas, os sete eunucos que serviam na presença do rei Assuero, 11 que introduzissem à presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua formosura, pois era formosíssima. 12 A rainha Vasti, porém, recusou atender à ordem do rei dada por intermédio dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e se inflamou de ira.”
Obs.2 Vasti OFENDEU o Rei e a todos os seus convidados.
O Motivo exclusão de Vasti:.”17 Pois o que a rainha fez chegará ao conhecimento de todas as mulheres, induzindo-as a desprezarem seus maridos quando se disser: O rei Assuero mandou que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, e ela não veio 18 E neste mesmo dia as princesas da Pérsia e da Média sabendo do que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e assim haverá muito desprezo e indignação.19 Se bem parecer ao rei, saia da sua parte um edito real, e escreva-se entre as leis dos persas e dos medos para que não seja alterado, que Vasti não entre mais na presença do rei Assuero, e dê o rei os seus direitos de rainha a outra que seja melhor do que ela.”
2.ESTER E FEITA RAINHA
“1 Passadas estas coisas e aplacada a ira do rei Assuero, lembrou-se ele de Vasti, do que ela fizera e do que se decretara a seu respeito.2 Então disseram os servos do rei que lhe ministravam: Busquem-se para o rei moças virgens e formosas. 4 E a donzela que agradar ao rei seja rainha em lugar de Vasti. E isso pareceu bem ao rei; e ele assim fez.”
Obs.1 Conselho de Deus! (Porque Ester era povo de Deus e Ele tinha propósito em ela ser a rainha de Assuero).
Obs.1 (MAS O CENÁRIO QUE NÃO PARECIA SER DE DEUS, ERA DE DEUS!)
Quem era Ester: “5 Havia então em Susã, a capital, certo judeu, benjamita, cujo nome era Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis,6 que tinha sido levado de Jerusalém com os cativos que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, o qual Nabucodonozor, rei de Babilônia, transportara.7 Criara ele Hadassa, isto é, Ester, filha de seu tio, pois não tinha ela nem pai nem mãe; e era donzela esbelta e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardecai a tomara por filha.”
Ester oculta sua origem, o seu povo a pedido do seu tio: “10 Ester, porém, não tinha declarado o seu povo nem a sua parentela, pois Mardoqueu lhe tinha ordenado que não o declarasse.”
A preparação: “12 Ora, quando chegava a vez de cada donzela vir ao rei Assuero, depois que fora feito a cada uma segundo o prescrito para as mulheres, por doze meses (pois assim se cumpriam os dias de seus preparativos, a saber, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias e ungüentos em uso entre as mulheres);”
Ester cumpre ordens: “20 Ester, porém, como Mardoqueu lhe ordenara, não tinha declarado a sua parentela nem o seu povo; porque obedecia as ordens de Mardecai como quando estava sendo criada em casa dele.”
3.MORDECAI ODIADO POR HAMÃ
1-Rei Assuero Engrandece Hamã como o maior entre os príncipes. 2-Mordecai não se curva a Hamã por ser judeu. 3-Hamã pretende matar todos os judeus .4-O Rei a pedido de Hamã decreta a morte dos Judeus (“v.13 Enviaram-se as cartas pelos correios a todas as províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer todos os judeus, moços e velhos, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês, que é o mês de adar, e para que lhes saqueassem os bens.”)

4.ESTER PROMETE INTERCEDER PELO SEU POVO
11 Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que, para todo homem ou mulher que entrar à presença do rei no pátio interior sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, a menos que o rei estenda para ele o cetro de ouro, para que viva; mas eu já há trinta dias não sou chamada para entrar a ter com o rei. 12 E referiram a Mordecai as palavras de Ester. 13 Então Mordecai mandou que respondessem a Ester: Não imagines que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus. 14 Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino? 15 De novo Ester mandou-os responder a Mordecai: 16 Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com e rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci. 17 Então Mordecai foi e fez conforme tudo quanto Ester lhe ordenara.
5. ESTER CONVIDA AO REI E A HAMÃ PARA UM BANQUETE
(“2 E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava em pé no pátio, ela alcançou o favor dele; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro que tinha na sua mão. Ester, pois, chegou-se e tocou na ponta do cetro.”)
O banquete de vinho: “3 Então o rei lhe disse: O que é, rainha Ester? qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará.4 Ester respondeu: Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que tenho preparado para o rei. 4 Ester respondeu: Se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que tenho preparado para o rei. 5 Então disse o rei: Fazei Hamã apressar-se, para que se cumpra a vontade de Ester. Vieram, pois, o rei e Hamã ao banquete que Ester tinha preparado. 6 De novo disse o rei a Ester, no banquete do vinho: Qual é a tua petição? e ser-te-á concedida; e qual é o teu rogo? e se te dará, ainda que seja metade do reino. 7 Ester respondeu, dizendo: Eis a minha petição e o meu rogo: 8 Se tenho alcançado e favor do rei, e se parecer bem ao rei conceder-me a minha petição e cumprir o meu rogo, venha o rei com Hamã ao banquete que lhes hei de preparar, e amanhã farei conforme a palavra do rei.”
Obs. (“12 E acrescentou: Tampouco a rainha Ester a ninguém fez vir com o rei ao banquete que preparou, senão a mim; e também para amanhã estou convidado por ela juntamente com o rei.”)
6.HAMÃ FORÇADO A HONRAR A MORDACAI
1.Rei não dorme (“ Livro dos feitos Memoráveis”) 2.Que honras deram a Mordecai? 3.Mordecai é honrado pelo Rei
7.ESTER DENUNCIA A HAMÃ, QUE É ENFORCADO
O segundo banquete: “2 Ainda outra vez disse o rei a Ester, no segundo dia, durante o banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? e ser-te-á concedida; e qual é o teu rogo? Até metade do reino se te dará. 3 Então respondeu a rainha Ester, e disse: ó rei! se eu tenho alcançado o teu lavor, e se parecer bem ao rei, seja-me concedida a minha vida, eis a minha petição, e o meu povo, eis o meu rogo; 4 porque fomos vendidos, eu e o meu povo, para sermos destruídos, mortos e exterminados; se ainda por servos e por servas nos tivessem vendido, eu me teria calado, ainda que o adversário não poderia ter compensado a perda do rei. 5 Então falou o rei Assuero, e disse à rainha Ester: Quem é e onde está esse, cujo coração o instigou a fazer assim? 6 Respondeu Ester: Um adversário e inimigo, este perverso Hamã! Então Hamã ficou aterrorizado perante o rei e a rainha.”
Obs.(“7E o rei, no seu furor, se levantou do banquete do vinho e entrou no jardim do palácio; Hamã, porém, ficou para rogar à rainha Ester pela sua vida, porque viu que já o mal lhe estava determinado pelo rei. 8 Ora, o rei voltou do jardim do palácio à sala do banquete do vinho; e Hamã havia caído prostrado sobre o leito em que estava Ester. Então disse o rei: Porventura quereria ele também violar a rainha perante mim na minha própria casa? Ao sair essa palavra da boca do rei, cobriram a Hamã o rosto. 9 Então disse Harbona, um dos eunucos que serviam diante do rei: Eis que a forca de cinqüenta côvados de altura que Hamã fizera para Mardoqueu, que falara em defesa do rei, está junto à casa de Hamã. Então disse o rei: Enforcai-o nela.”)

8.OS JUDEUS SÃO AUTORIZADOS A RESISTIR

“3 Tornou Ester a falar perante o rei e, lançando-se-lhe aos pés, com lágrimas suplicou que revogasse a maldade de Hamã, o agagita, e o intento que este projetara contra os judeus. 4 Então o rei estendeu para Ester o cetro de ouro. Ester, pois, levantou-se e, pondo-se em pé diante do rei, 6 Pois como poderei ver a calamidade que sobrevirá ao meu povo? E como poderei ver a destruição da minha parentela? 15 Então Mordecai saiu da presença do rei, vestido de um traje real azul celeste e branco, trazendo uma grande coroa de ouro, e um manto de linho fino e de púrpura; e a cidade de Susã exultou e se alegrou.”
9. OS JUDEUS MATAM SEUS INIMIGOS
10. O RENOME DE MORDECAI “3 ..., tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhando pela prosperidade de todo o povo de sua raça.”
Refletir (Mat 10. 34-39)
GFD

Nenhum comentário:

Postar um comentário