terça-feira, 30 de março de 2010

Resumo do estudo do dia 29 de março

Estudo de 29/3/2010
Estudo dado por Débora
Texto base: Êxodo 20:22-26
O texto mencionado fala que o Senhor virá e abençoará todo o lugar onde for erguido altar para celebrar a memória de Seu nome. O versículo 24 fala do altar de terra, ou seja, do mesmo pó com o qual Deus formou o homem deverá Lhe ser erguido o altar. Gênesis 2:7 diz que o homem foi formado do pó da terra. Disso tiramos a nossa primeira lição: nossa incapacidade e dependência de Deus, que especificou o material "terra" para que o homem se lembre de onde foi formado e que, sem o sopro da vida dado por Ele, é apenas pó, assim como o que foi usado para edificar o altar. O homem precisa de seu Criador. O altar de terra, portanto, significa a limitação do homem. O altar é o lugar que o Senhor instituiu após a queda do homem para conceder a este um novo sopro: o da vida eterna. Efésios 5:18 fala sobre o desejo de Deus de que sejamos cheios do Espírito que, ao contrário do vinho, não nos traz confusão. Há, portanto, três lugares específicos onde devemos erguer o altar do Senhor e esperar pelo sopro do Espírito. São eles: 1º - O altar pessoal - é o nosso ser (1 Coríntios 3:16 e Efésios 5:19-20); 2º - O altar da família - Deus quer que façamos a memória de Seu nome na nossa família; nossa parentela (1 Timóteo 5:8, Efésios 5:22 e 6:1-4); 3º - O altar da sociedade - é o que erguemos diante dos que não fazem parte da nossa fé, dos que não são do nosso convívio. O crente não pode ser um "agente secreto" no meio da sociedade, mas tem de ser luz (Efésios 6:5). O altar de pedra mencionado no versículo 25 de Êxodo, quando diz que as pedras não podem ser lavradas nos mostra que, quando levantamos um local para receber o sopro de Deus, não devemos usar as nossas ferramentas para que não pensemos que é por nossas obras (nossa justiça), mas pela Graça de Deus que o altar é edificado. (Isaías 64:6 e Efésios 2:8-9) No versículo 26, ao mencionar que não se subirá ao Seu altar por degraus, Deus nos mostra que de nada vale a nossa hierarquia, o nosso "alto posto" alcançado aqui na terra para chegar à Sua presença, pois apenas pela Graça do nosso Senhor somos abençoados e não por nossos próprios esforços. Por fim, é importante que entendamos que o nosso sacrifício deve ser o de louvor a Deus, por meio de Jesus, do louvor ao Seu nome, assim como a prática do bem e a mútua cooperação. (Tiago 1:27 e Hebreus 13:15-16) Que Deus nos abençoe para que possamos continuar firmes na busca da santificação e comunhão com Ele.
Pessoal, nosso próximo estudo no dia 5 de abril será no mesmo local.
Estamos te aguardando

Nenhum comentário:

Postar um comentário