quarta-feira, 12 de maio de 2010

Estudo sobre Salvação dado pelo Pr Agrinaldo no dia 10 de maio

(1Jo 5:13)
“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.”

2. Que certeza podemos ter, se cremos no Filho de ¬Deus? 1Jo 5:13
R: Temos a vida eterna.
“Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.”


O verso 13 fornece uma razão importante de João haver escrito sua epístola. Ele queria que seu público tivesse a certeza da salvação. Seus ouvintes e leitores deviam saber que já tinham vida eterna. Esta é uma realidade presente. João fez uma declaração semelhante no fim de seu Evangelho (Jo 20:30, 31).
1 João 5:13 ultrapassa os outros textos do Novo Testamento que se referem à vida eterna. Esses textos mencionam uma condição e contêm uma promessa (por exemplo, Jo 3:36), mas 1 João 5:13 afirma que os filhos de ¬Deus devem saber que têm a vida eterna. Não é uma opção, algo que pode ser acrescentado à vida cristã ou deixado de lado. ¬Deus quer que tenhamos a certeza da salvação. Moisés (Êx 32:32), Pedro (1Pe 5:1), Paulo (2Tm 4:7, 8), os cristãos de Éfeso (Ef 2:8) e os crentes de Colossos (Cl 1:12-14) tinham essa certeza.

3. Como podemos evitar que essa certeza se torne presunção? Veja Mt 10:22; 1Co 9:27; Ap 3:11
R: A vida eterna pertence apenas aos que perseveraram até o fim.
“Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mateus 10:22)
“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (I Coríntios 9:27)
“Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3:11)


Alguns tomam essa “confiança” de salvação e a transformam em uma “certeza incondicional”, a ideia de “uma vez salvo, salvo para sempre”. Se isso fosse verdade, o que nos impediria de esquecer tudo a respeito de ¬Deus e viver uma vida imoral e pouco ética – que, de acordo com a Bíblia, iria nos manter fora do Céu (Gl 5:21; Ap 21:8)? Afinal, mesmo sabendo que podemos nos afastar de ¬Deus, já é difícil nos manter puros. Imagine se pensarmos que nossa maneira de viver não tem importância!
A Bíblia ensina que existe certeza de salvação, mas essa certeza pode se perder mediante nossas escolhas. Precisamos apegar-nos à coroa da vida mantendo-nos submissos diariamente ao Senhor, em obediência, arrependimento e fé. Devemos, sempre, vigiar e orar, pois Satanás está buscando alguém para devorar (1Pe 5:8). E se não formos nós, quem haverá de ser?

Examine-se de perto (nós sabemos, é doloroso!). Você tem alguma dificuldade em ter a certeza de salvação? Se for assim, não será por causa das coisas que você está fazendo? Neste caso, você deve primeiro reclamar o perdão que é seu, e então, reclamar o poder para vencê-lo, que lhe é prometido. O que o está impedindo de vencer nas suas escolhas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário