quarta-feira, 30 de junho de 2010

O dever dos cristãos com relação à vinda de Cristo

O dever dos cristãos com relação à vinda de Cristo
Texto: Mt 24:42-44, 35:13
Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
Objetivo: Alerta como devemos estar para a vinda de Jesus
Nesta parte do evangelio de Mateus Jesus vem falando sobre a volta do filho do Homem. O capitulo 24, no versiculo 3, Jesus estava no monte das oliveiras, quando aproximaram dEle os dicipulos, em particular, e lhe pediram : Dize-nos quando sucederao essas coisas e que sinal havera da vinda e da consumação do seculo.
No versiculo 4 ¨e Lhes respondeu:
- comecando com os falsos profetas
- depois fala dos principios das dores
- da grande tribulacao
- depois da vinda do filho do Homem
No versiculo 32 a parabola da figueira nos exorta a vigilancia e é dessa vigilancia que vamos abrodar, que vamos entender melhor para nos diciplinar.
Alertemo para o seguinte:
1 – o proprio Jesus nao diz extamente quando será
2 – so Deus sabe por isso precisamos estar alertas
Dentro de um vocabulario mais popular nos podemos traduzir o significado de estar ¨alerta¨ como ¨ficar ligado¨, ¨nao dar bobeira¨, ¨nao vacilar¨, etc, e para isso a biblia nos ensina como devemos proceder :
Ta na hora de usar o nosso manual, mantenha-no aberto pois vamos usa-lo!!
Marcos 13:33-37 - Alerta para o vigiar
Estai de sobreaviso, vigiai {e orai}; porque não sabeis quando será o tempo. É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã;
Lucas 21:34-36 – Ter cuidado com o que enche o coracao
Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem
Romanos 13:11 – ta na hora de acordar!!
E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.
1 Corintios 1:6-8 – Jesus nos capacita para esse momento
assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Filipenses 4:5-7 – mais ensinamentos
Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
Ser moderado
Exemplo de vida
Ter ligação direta com Deus em oração, suplica e ação de graças
E a promessa : A PAZ DE DEUS
1 Tessalonissenses 1:10 – é Jesus que vai nos livrar da ira vindoura
e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
2 Tessalonissenses 2:1-8
Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
E Colossensses 2:8
Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;
Precisamos ter cuidado com:
Falsos mestres - Ensinamentos distorcidos e direcionados a segundas intecoes
Doutrinas de homens
Teologia inventada
Por isso precisamos ser como os de Berea
Atos 17:11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
- ler a Palavra – Deus fala contigo
- participar da igreja – nao só frequentar
- compartilhar entendimentos – ocupar seu tempo tambem com isso
- Viver o que se aprende - Testemunho
- lutar contra a propria carne – vejam nas cartas de Paulo o que ele fala sobre isso
E finalmente
I Tessalonissenses 5:23-24
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.
Precisamos cuidar do :
Corpo – fisicamente, saude, higiene, etc
Alma – sua mente, o que pensas
Espirito – voce e Deus, sempre em comunhao
Apocalipse 22:20
Aquele que da testemuno destas coisas diz: (Jesus falando) Certamente venho sem demora
A Paz para com todos
MC Belem 30/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário