terça-feira, 10 de agosto de 2010

Estudo sobre Jose dado por Ketyanne no dia 9 de agosto

“Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, por me, intentou para o bem, para fazer como se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; Eu vos sustentarei, a vós e ao vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração.” (Gn. 50:19-21).

Desde sua meninice, José foi preparado por Deus para suportar duras provas, enquanto seu caráter seria moldado para que ele fosse o líder que Faraó precisava e que Deus usaria para suprir de alimentos todo o mundo conhecido daquela época. Ao mesmo tempo que o amor de Jacó deu a José uma excelente idéia de como Deus o amava, Deus também tinha em seus planos afastá-lo temporariamente da proteção de seu pai, para que aprendesse a ter atitudes corajosas.
As características mais marcantes na vida de José, ao meu ver, eram a sua capacidade administrativa e o seu caráter ilibado. Através da sua história, vemos como devemos lidar com as oposições que nos fazem e como precisamos saber administrar o que Deus nos deu.

A história de José é dividida em algumas etapas:

1. O tempo de conhecer as promessas de Deus. José, desde seu nascimento, era esperado e amado por seus pais. Raquel, porque era estéril e recebeu José como cumprimento de promessa de Deus (Gn. 30:22-24), e Jacó, porque José era filho da mulher que ele amava e porque era filho da sua velhice (Gn. 37:3). Havia uma clara proteção por parte de Jacó para com José (Gn. 33:1-3). Obviamente, esta proteção causava ciúmes em seus irmãos (Gn. 37:4), ao mesmo tempo que demonstrava a José, como veremos ao longo da história, o amor e o cuidado que o próprio Deus tinha para com sua vida. Foi neste tempo que o Senhor começou a lhe mostrar suas promessas e a lhe dar sonhos (Gn. 37:5-11).

2. Tempo de preparação. Este é o período mais extenso do relato bíblico acerca da vida de José. Até porque, este tempo de preparação envolveu muitos aspectos da vida de José. O primeiro deles, com certeza, foi a rejeição por parte de seus irmãos, que lhe obrigou a viver distante de seu pai (Gn. 37:12-36). José tinha aprendido com seu pai a ser responsável, tanto que mesmo sendo o irmão mais moço, recebeu a incumbência de trazer notícias dos seus irmãos. Entretanto, até aquele momento, ele apenas cumpria as ordens que seu pai lhe dava. A partir daí, porém, como escravo, ele teria que aprender a cumprir as ordens que o seu senhor lhe dava e a tomar suas próprias decisões. Não tinha mais a proteção do seu pai, como antes.
Mas José tinha o Senhor como conselheiro durante este tempo de preparo, e foi bem-sucedido em tudo o que fazia (Gn. 39:2-6, 21-23; 41:16, 38-46). Este é o segredo sucesso do Cristão: buscar a orientação e a direção de Deus em tudo o que faz.
Entretanto, o Senhor precisava testar mais uma faceta do caráter de José, afim de que ele estivesse pronto para herdar as promessas. Assim, José foi tentado pela mulher de Potifá, e a sua obediência o ensinou que o sucesso não está acima do caráter. José pagou o preço da obediência quando foi preso injustamente, para não pecar contra Deus e contra seu Senhor (Gn. 39:8-9, 19-20). Entretanto, o Senhor lhe honraria muito mais pela obediência, pondo-lhe acima até mesmo daquele que antes fora seu senhor. Isto deve nos ensinar que o preço da obediência sempre será menor que o preço da desobediência.
Foi também neste tempo de preparo que José demonstrou compaixão e empatia pelos outros (Gn (Gn. 40:6-13). Sua compaixão abriu as portas para que a bênção do Senhor chegasse (Gn. 40:14, 23; 41:9-14)

3. O tempo do cumprimento das promessas. As provas são grandes, mas o Senhor realiza os sonhos que nos deu. Agora havia chegado o tempo do Senhor honrar José (Gn. 41:38-57).
Mas toda a bênção tem uma responsabilidade, de modo que depois de ter sido abençoado e ter recebido o cumprimento das promessas de Deus, José agora tinha que preservar o que Deus havia lhe dado. Só que isto implicava em aprender a perdoar seus irmãos e em aprender a entender todas as provas anteriores como um projeto de vitória, definido passo a passo por Deus (Gn. 42-50). Durante este tempo, lidar com seus irmãos não foi fácil! Muitas vezes José se afastou e chorou. Mesmo assim, o perdão foi dado. Embora José permitisse que os seus irmãos passassem por situações que lhes obrigaram a temer o juízo do Senhor, a misericórdia de Deus também foi evidenciada através da sua vida.

Assim, amados, aprendemos com José que o Senhor é quem deve colocar os seus sonhos em nosso coração, que o caráter precisa ser a base que sustenta o sucesso, e que o cumprimento das promessas de Deus não é o fim de tudo; ainda há uma responsabilidade. Que o Senhor nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário