terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Estudo do dia 20 de dezembro

Tema : Qual a nossa motivação? O que nos faz estar aqui?

Texto: Mateus 6:31-34 - Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Oremos

No evangelho de Mateus a partir do capitulo 5 ao 7, Jesus esta falando ao povo no sermão do monte, as bem-aventuranças. Jesus estava num monte nas proximidades de Cafarnaum, nele Jesus revelou seu pensamento em relação à lei. Demonstrou que posição social, dinheiro e autoridade não são importantes em Seu reino, o que importa é obediência fiel a Deus.
O sermão do monte desafiou lideres religiosos daquela época, orgulhosos e legalistas. O sermão do monte chamou de voltas às mensagens dos profetas do AT, que, como Jesus, ensinaram que a obediência sincera a Deus é mais importante que a aplicação leviana da lei.
Grandes multidões seguiam Jesus. Ele era o principal assunto da cidade; todos queriam vê-lo. As pessoas estavam querendo conhecer a cada dia mais os ensinamentos de Jesus.
No capitulo 6 Jesus começa ensinando ajudar o necessitado, depois ensina sobre a oração, como devemos orar, sobre o jejum e depois sobre o dinheiro.
Tanto antigamente como hoje, o dinheiro tem sido motivo de grandes conflitos tanto no mundo como internamente na igreja como também internamente dentro de nos. Jesus nos ensina como conviver com esta situação. No versículo:

Mt 6:19-21 - Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Juntar tesouros no céu não e conseqüência de dar o dizimo, mas de todos os atos de obediência a Deus. Existe uma sensação de, ao ofertar nosso dinheiro para obra de Deus, investe-se no céu, oprem devemos agradar a deus não só por nossa generosidade, mas também em cumprirmos o Seus propósitos em tudo o que fizermos.

Mt 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

Jesus esta nos ensinando a ter somente um mestre e Senhor. Nos vivemos numa sociedade materialista, onde muitas pessoas sevem ao dinheiro. Gastam toda vida acumulando dinheiro, vivendo para isso, mesmo sabendo que quando morrer não levarão consigo. O desejo de certas pessoas pelo dinheiro e por aquilo que este pode comprar é muito superior ao seu comprometimento com Deus e com assuntos espirituais. Gastam muito tempo e energia pensando no que tem armazenado, suas posses, seus bens.

1Tm 6:10 – porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males e por esta cobiça os homens se desviam da fé e trazem para si mesmos muitos males e doenças.

É nesta falta de entendimento que as pessoas adoecem. Elas trazem para si mesmo. Vemos famílias completamente destruídas por falta de convívio, pais trabalham o dia inteiro, não tem tempo para seus filhos, quando chega o fim de semana precisam desopilar, beber para suportarem este mundo, esta vida, mas que mundo? Que vida? Não foi esta vida que Deus projetou para você! Não é este mundo que estamos anunciando, Jesus esta no monte ensinando como devemos viver, ter uma vida boa e agradável a Deus e esta vida boa e agradável a Deus é boa e agradável a nos mesmos que somos feitos por Ele e Ele sabe o que é melhor para nos!
Jesus contrastou os valores celestiais com os terrenos quando explicou que a nossa vida deve ser direcionada para coisas que não desaparecerão, que não podem ser roubadas ou consumidas e que nunca se desgastam.
Não podemos ficar fascinados pelos nosso bens, a fim de que eles não nos possuam. Isto significa que temos de fazer alguns cortes se os nossos bens se tornarem excessivamente importantes para nós. Jesus exige uma decisão que nos permita viver satisfeitos com o que temos; para tanto devemos escolher o que é eterno e duradouro.
Tem muita gente que não consegue servir ao Senhor por estar aprisionado com dividas, pessoas que vivem para pagar contas, por terem um nível de vida incompatível com o que ganham e por nunca estarem satisfeitas com o que tem, estas pessoas sempre buscam ter mais coisas para satisfazerem um modelo exigido pela sociedade e não por Deus. Mesmo se dizendo cristãs elas obedecem mais o modelo do mundo do que o modelo de Cristo. Pessoas indisponíveis para as obras do Reino de Deus, pessoas ausentes na missão da sua igreja, pessoas deprimidas por nunca conseguirem estar satisfeitas com o que tem, porque não tem o que querem e não estão enxergando isto!

Mt 6:33 - buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Jesus esta falando disso!
Por causa dos efeitos maléficos da preocupação, Jesus recomendou que não ficássemos ansiosos por causa das necessidades que Deus promete prover.
A preocupação pode:
1 – prejudicar a saúde
2 – reduzir nossa produtividade
3 – afetar negativamente o modo como tratarmos os outros
4 – diminuir nossa confiança em Deus.
Quanto destes efeitos maléficos você esta experimentando?
Aqui esta a diferença entre a preocupação e o interesse genuíno: a preocupação nos imobiliza, mas o interesse nos leva a ação?

O que te motiva a estar aqui?
O que te motiva a seguir ao Senhor?
A tua salvação?
Que Deus resolva tuas broncas? Teus pepinos? Te cure?
Que Deus te isente de ter problemas?

Neste mundo tereis aflição, mas tende bom animo, eu venci o mundo, disse Jesus, e nos somos mais do que vencedores por meio daquele que nos fortalece, Jesus.
Como podemos viver se não for para Ele, por Ele, com Ele?

Buscar o reino de Deus e sua justiça significa priorizar Deus em nossas vidas, de modo que nossos pensamentos estejam voltados para Sua vontade, nosso caráter seja semelhante ao do Senhor, sirvamos e obedeçamos a Deus em tudo.
O que é realmente importante para você? Pessoas, metas, desejos e ate objetos disputam lugar em nossa vida e, se não formos firmes e escolhermos dar ao Senhor o primeiro lugar em cada área de nossa vida, qualquer um desses pode ocupar rapidamente o lugar de Deus.

Cuidar da família? Obrigação!
Ser um bom funcionário? Obrigação!
Dar o melhor de si? Obrigação!

Tem muita gente que, se for necessário, trabalha sábado, domingo e feriado, faz hora extra, deixa de dormir para conseguir uma graninha a mais, uma graninha extra, mas quando se fala de trabalhar para o Reino de Deus é cheia de protocolo, cheia de desculpas. To falando de crentes! De pessoas que estão nas igrejas, pessoas que estão sendo abençoadas por Deus! Trabalham feitos loucos, mas quando se trata de servir ao Senhor é cheia de desculpas.
O que te motiva estar aqui?
O que você esta fazendo aqui?

Domingo é dia de cultuar o Senhor, certo?

Rm 12:1 – Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Este é o culto que o Senhor quer!

O que te motiva a seguir Jesus?

A foco da igreja tem mudado, Cristo esta a cada dia mais deixando de ser o centro da igreja, Cristo esta deixando de ser o centro de nossas vidas, isto é muito grave! A palavra do criador, a bíblia, nos ensina a servir o Senhor, e o mundo esta colocando que o Senhor existe para nos servir! Jesus esta sendo colocado na parede, sendo obrigado a fazer tudo àquilo que nos queremos. Estão reescrevendo a bíblia, mudando a palavra de Deus, cuidado igreja!
Diariamente vemos nos jornais e noticiários pessoas sendo lesadas por quadrilhas de estelionatários vendendo coisas, com preço bem abaixo do mercado, e não recebem. Carros, eletrônicos e outras coisas mais sendo oferecidas com preços de 20% a 50% ou ate mais barato que o preço do mercado e levando muitas pessoas a prestarem queixa dessas quadrilhas. São pessoas querendo levar vantagem de qualquer modo, tanto quem vende quanto quem compra. O comprador se diz lesado, mas não diz que queria levar vantagem também. Qual a motivação de quem compra isto? Não existe esta ¨facilidade¨, as cosias não são assim! Se uma TV custa R$ 1.500,00 então por que alguém vende por R$ 1.000,00?. E todo dia centenas de pessoas caem nesta armadilha.
No meio cristão não é muito diferente, tem muita gente indo à igreja porque Deus vai curar, vai arrumar emprego, vai trazer o marido de volta, vai dar uma casa, um carro, por Deus tem que dar isso ou aquilo, tem muita gente dizendo que a bíblia diz que tudo o que pedir a Jesus ele dar! E ainda dizem onde esta na bíblia isto, em:
João 15:7 – Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
E será feito mesmo! Mas tem que permanecer nEle e as palavras dEle permanecer em você! Sabe o que é isto? E uma vida verdadeiramente cristã, é obediência total ao Senhor, uma vida que se confunde com a vida de cristo, processo de fusão, você passa a viver como Cristo viveu! Viva e veja se Ele não faz tudo, Ele não mente!

O que realmente te motiva a seguir Jesus?

O escritor argentino Juan Carlos Ortiz, em seu livro ¨ O Discípulo ¨, nos fala o seguinte:

Jesus disse ¨ buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas ¨ (MT 6:33) que coisas são estas? O contexto e claro: alimento, vestuário, habitação – as coisas essenciais da vida. Muitas pessoas ficam pedindo a Deus: ¨Senhor, dá-me isto¨, ou ¨Senhor, dá-me aquilo¨. Se elas têm que pedir estas coisas é porque não a possuem. E o motivo de não as possuir é porque não buscam o reino de Deus em primeiro lugar.
Deus prometeu todas estas coisas aqueles que buscarem o Seu reino. Eu tenho que buscar apenas o reino de Deus, e depois irei olhar o meu redor e ficar espantado. ¨mas como foi que consegui todas estas coisas? Elas devem ter-me sido concedidas enquanto buscava o Seu Reino.¨
Se um ser de outro planeta viesse aqui e procurasse ver como vivem os cristãos, ele pensaria que Jesus disse o seguinte: ¨busquem primeiro o que vão comer, o que vão vestir, e a casa que vão comprar, o carro que vão preferir, o trabalho que vão fazer e a pessoa com quem vão se casar. Depois, se sobrar tempo, e se não for muito incomodo, façam alguma coisa em prol do Reino de Deus.¨

E ele continua dizendo:

Certa vez perguntei a um homem: ¨por que você trabalha?¨
¨trabalho por que tenho que comer. Se eu não trabalhar como poderei comer?¨
¨e por que você come?¨perguntei.
¨porque preciso de forças para trabalhar mais.¨
¨e por que você tem que trabalhar mais?¨
¨bem, eu trabalho mais para poder comer de novo, e para trabalhar mais, e para comer,,,,¨
Isso não é viver. Isso é apenas respirar. Não existe objetivo algum nisso.
Certo dia compreendi tudo. Meu objetivo deve ser estender o reino de Deus. Jesus disse aos discípulos: ¨Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.¨(Mt 28:18) ele tem que conquistar o universo todo para Deus. O Pai disse ao Filho: ¨você fará isto por mim. Você reinará até que todos os inimigos estejam subjugados aos seus pés. ¨
Jesus veio a terra e declarou aos discípulos: ¨eu sou o comandante do supremos dos exércitos de Deus. Tenho que conquistar o universo para meu Pai. Entrego a vocês o planeta. Vocês tem que ir ao mundo todo e fazer discípulos em toda parte, batizando-os e ensinado-os a obedecer todos os meus mandamentos. Adeus, e mãos ao trabalho!¨
Portanto e meu dever conquistar palmo a palmo, as coisas que pertencem a Deus. Para fazer isto tenho que comer; para comer tenho que trabalhar. Mas o meu propósito é estender o Reino de meu Senhor.
Isto significa que meu conceito de valores tem que mudar inteiramente. Eu não estudo na universidade para obter diploma; vou lá para estender o Reino de Cristo, e a Seu serviço. E, de passagem, obtenho o diploma.
Não trabalho na Ford motores para ganhar a vida. Trabalho lá porque Deus precisa conquistar aquele pedacinho de terreno; precisa que um de Seus soldados o conquiste para Ele. E o meu patrão me paga para fazer isto. Mas o nosso verdadeiro Senhor é Jesus Cristo.
Não trabalho no supermercado Extra Bom para sustentar a minha família. Trabalho lá porque o Senhor me deu a missão de levar Seu amor a anunciar a Salvação às pessoas que lá trabalham e por lá passam, e por isso recebo um salário para sustentar a minha família.
Se assim não for, é melhor que eu pare de clamar pelo Seu nome, já que Jesus diz: ¨por que me chamais de Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? ¨

Igreja, o que realmente nos motiva a seguir a Jesus?

Em Lucas 18:29-30 – Respondeu-lhe Jesus: em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por causa do Reino de Deus, que não receba, no presente, muitas vezes mais e, no mundo por vir, a vida eterna.

O que te motiva a seguir Jesus?

O que nos motiva a seguir Jesus é a nossa salvação!
E seguindo a Jesus, buscando o Reino de Deus em primeiro lugar, Ele vai nos suprindo de tudo o que é necessário para realizamos esta missão!
Ele vai trazendo a paz que só Jesus pode nos dar!

O apostolo Paulo nos fala em

1 Co 15:19 - Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

Jesus esta voltando igreja, e com ele a nossa recompensa.

Apocalipse 22:12 – e eis que venho sem demora, e comigo esta o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Não somos salvos por obras igreja, o apostolo Paulo nos fala isto, somos salvos pela fé,

Tenha fé!

Mc 9:23 – Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.

Jo 14:12 – em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

Confia no Senhor, entrega teu caminho a Ele e o mais Ele fará!

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Oração

Senhor, meu Deus, Tu nos escolheste desde o ventre de nossa mãe, Tu nos chamaste para ser soldados do Teu exercito. Tu tens a cada dia falado ao nossos ouvidos deste chamado, de como devemos proceder, da vida que devemos levar. Tens levantado pessoas para nos ensinar, nos mostrar o caminho, nos ajudar nessa caminhada. Senhor, que hoje nos possamos sair da Tua casa de uma forma diferente, que esta palavra que tu colocaste hoje em nossos corações fique gravadas, que os teus ensinamentos sejam os nossos princípios! Pai querido, perdoa-nos por nossas faltas, por nossas desculpas, por nossa omissão. Pai amado, reveste-nos hoje com o teu poder, com a tua poderosa mãos nos protege, para que possamos exercer a nossa função no Teu Reino, para que nos possamos ser aquilo que queres que nos sejamos, para que possamos cumprir a nossa missão e assim ser-mos salvos por ti.
Abençoa a cada um de nos, a cada família aqui representada, em nome de Jesus, nosso único e suficiente Senhor e Salvador, amem!

MC Belém 03/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário