quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DIA 5 – MANIFESTAÇÕES DA IGREJA (8 de setembro)

A Igreja de Cristo é tão grande e o conceito tão amplo que precisamos sistematizar uma nomenclatura que nos facilite a entender o conceito:

1. Igreja Universal
É o conjunto de pessoas salvas em todas as épocas, desde a criação ate a volta de Cristo. A Salvação somente pode acontecer pelo sacrifício de Cristo na Cruz. Alguns perguntam: E os que viveram e serviram a Deus antes da Cruz? A Bíblia afirma que eles foram salvos pela fé nas promessas de Deus e creram na salvação, e na vinda do Messias, Cristo. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados. Hebreus 11.39-40

Esta igreja somente será conhecida no dia em que Cristo voltar e reunir os salvos.
Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. I Tessalonicenses 4. 16-17

2. Igreja Local
É a igreja que se reúne em alguma localidade. No começo da Igreja, era conhecida pelo nome da cidade. Por exemplo, o Apostolo Paulo escrevia suas cartas a igreja da cidade tal. Mas esta igreja se reunia nas casas, e tinha sua liderança. Hoje chamamos de Igreja Local a qualquer grupo de pessoas que se reúne regularmente, sob uma liderança e sob o nome de Jesus Cristo.

Algumas pessoas, por terem tido alguma decepção com lideres ou membros de igrejas, decidiram não frequentar mais uma igreja e dizem que são cristãos sem igreja. Isto é errado, pois a Bíblia ensina que ao receber a Cristo, você passa a ser parte da igreja universal, junto com todos que já foram salvos, e deve participar de uma igreja local, onde você serve o Corpo de Cristo, e também tem comunhão com outros irmãos.

Nas próximas meditações conversaremos sobre como pertencer a Igreja.

MOTIVOS DE ORAÇÃO.

1. Ore pelos membros das igrejas locais para que vivam a Palavra de Deus.
2. Ore pela comunhão entre os membros do Corpo de Cristo.
3. Ore por unidade nas igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário