terça-feira, 11 de outubro de 2011

Estudo do dia 10/10

PERDÃO.

Mateus. 6:12 - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores…
O perdão é um dos maiores mandamentos da Palavra de Deus, e anda junto com o amor verdadeiro. Por mais dura que seja a maldade e a ingratidão do ser humano, devemos sempre perdoar uns aos outros.

Mateus. 6:14-15 - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
Deus quer que seus filhos vivam em perfeita união.

Comparamos o perdão nesta parábola:

Mateus. 18:23-31
Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga. Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera.

Mateus. 18:32-35 - Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

Jesus Cristo, por amor, nos perdoou um valor impagável. Já nós, não conseguimos perdoar aos nossos irmãos, um pequeno valor.

2 Coríntios.2:8-9 - Por isso vos rogo que confirmeis para com Ele o vosso amor. (Porque quem ama perdoa).

Efésios. 4:32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

A VONTADE DE DEUS.

João. 8:31-32 - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Para vencer esta luta, temos que ter domínio sobre a nossa vontade e nossos desejos carnais. É por isso que temos que conhecer profundamente a vontade de Deus para nós em Sua Palavra.

Efésios. 5:17- Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

Efésios. 6:11- Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Efésios. 6:12- Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Vamos usar a Palavra de Deus para destruir as tentações da nossa mente. Não vamos lutar contra o ser humano, e sim, contra o espírito que age através deles. Seja quem for: marido, mulher, filhos(as), genro, nora, sogro(a), amigos, irmãos em Cristo, etc.

Vamos conhecer quais são os desejos do Senhor para nossas vidas. Deus não quer casamentos destruídos, famílias destruídas.

O desejo de Deus é: lares felizes e alegres no Senhor. Vamos conhecer e praticar melhor a Palavra de Deus!

SEMEAR A PALAVRA

Marcos 4:1 – Outra vez Jesus começou a ensinar junto ao mar, e ajuntou-se grande multidão, de sorte que entrou e assentou-se num barco, afastando-se da praia. E toda a multidão estava em terra à beira-mar, na praia.
Sempre junto as águas havia um barquinho, para que o “Mestre” fizesse de altar. Sempre procura um “barco” disposto para entrar, servir e alimentar a todos.

Marcos 4:2-3 – E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina:
Havia uma grande multidão em terra à beira do mar…
Pronta para ser alimentada da comida espiritual e para ouvir Sua pregação. Jesus não perdia a oportunidade para pregar a Palavra de Deus. Nós nos preocupamos mais em falar nossas próprias ideias e opiniões a pregar a Palavra de Deus.

Marcos. 16:15,16 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
Todos têm o livre arbítrio para crerem ou não no pregador. O pregador planta a Palavra sem saber para quem ela está sendo direcionada, para onde o vento está levando.

Eclesiastes – 11:4-6 – Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

Salmos. 126:6 - Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Guardamos a Palavra de Deus com temor no coração, mesmo que não entendamos agora, pois no tempo de Deus será revelada ao nosso entendimento.
E aqueles que creem no Criador, e não entendem a Palavra, o Espírito Santo estará pronto para ensinar no seu tempo. É só esperar no Senhor e Ele revelará.

RESULTADO NAS PREGAÇÕES
Até Jesus, não conseguia colher 100% dos frutos que ouviam a sua Palavra. Cada um tem uma função: Plantar, colher, unir, admoestar, curar...


Por Rafael Pascoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário