quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Nosso estudo do dia 13/12/2011 - Altares

Titulo do estudo: Altares

Texto base: Êxodo 20:22-26

Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco. Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós. Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei. E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás. Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.

O texto mencionado fala que o Senhor virá e abençoará todo o lugar onde for erguido altar para celebrar a memória de Seu nome. O versículo 24 fala do altar de terra, ou seja, do mesmo pó com o qual Deus formou o homem deverá Lhe ser erguido o altar.

Gênesis 2:7

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

diz que o homem foi formado do pó da terra. Disso tiramos a nossa primeira lição: nossa incapacidade e dependência de Deus, que especificou o material "terra" para que o homem se lembre de onde foi formado e que, sem o sopro da vida dado por Ele, é apenas pó, assim como o que foi usado para edificar o altar. O homem precisa de seu Criador.

O altar de terra, portanto, significa a limitação do homem. O altar é o lugar que o Senhor instituiu após a queda do homem para conceder a este um novo sopro: o da vida eterna.

Efésios 5:18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

fala sobre o desejo de Deus de que sejamos cheios do Espírito que, ao contrário do vinho, não nos traz confusão.

Há, portanto, três lugares específicos onde devemos erguer o altar do Senhor e esperar pelo sopro do Espírito. São eles:

1º - O altar pessoal - é o nosso ser

1 Coríntios 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Efésios 5:19-20 - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

2º - O altar da família - Deus quer que façamos a memória de Seu nome na nossa família; nossa parentela

1 Timóteo 5:8 - Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.

Efésios 5:22 - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

Efésios 6:1-4 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

3º - O altar da sociedade - é o que erguemos diante dos que não fazem parte da nossa fé, dos que não são do nosso convívio. O crente não pode ser um "agente secreto" no meio da sociedade, mas tem de ser luz

Efésios 6:5 - Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;

O altar de pedra mencionado no versículo 25 de Êxodo, quando diz que as pedras não podem ser lavradas nos mostra que, quando levantamos um local para receber o sopro de Deus, não devemos usar as nossas ferramentas para que não pensemos que é por nossas obras (nossa justiça), mas pela Graça de Deus que o altar é edificado.

Isaías 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

Efésios 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

No versículo 26, ao mencionar que não se subirá ao Seu altar por degraus, Deus nos mostra que de nada vale a nossa hierarquia, o nosso "alto posto" alcançado aqui na terra para chegar à Sua presença, pois apenas pela Graça do nosso Senhor somos abençoados e não por nossos próprios esforços.

Por fim, é importante que entendamos que o nosso sacrifício deve ser o de louvor a Deus, por meio de Jesus, do louvor ao Seu nome, assim como a prática do bem e a mútua cooperação.

Tiago 1:27 - Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

Hebreus 13:15-16 - Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.

Que Deus nos abençoe para que possamos continuar firmes na busca da santificação e comunhão com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário